27.11.09

Entrevista: Fetiche Design para Casa

Meu objetivo desde que comecei a entrevistar designers brasileiros era conversar com algum que tivessem mais próximos da cidade que nasci e moro: Joinville...
E encontrei em Curitiba uma dupla muito talentosa e cheia de disposição para criar. Carolina Armellini e Paulo Biacchi abriram a Fetiche Design para Casa, uma loja com criações próprias e também com produtos de outras marcas! Bem bacana...
Enfim, agora confira a entrevista que tive com a dupla!




Orange Design - Em primeiro lugar, conte-nos um pouco sobre vocês, como e quando decidiram se dedicarem ao design? Quais foram as primeiras experiências na área?
Paulo Biacchi -
Eu e a Carol nos conhecemos no movimento acadêmico na UFPR, organizando encontros de design, éramos contemporâneos e nos formamos em 2004. Trabalhávamos até então em áreas distintas, eu mais focado em desenvolvimento de produtos para a indústria moveleira e a Carol mais focada em pesquisas científicas ligadas ao design e ao artesanato.
Carolina Armellini - No começo de 2007 abrimos o estúdio Fetiche Design para Casa, com a idéia de ter total autonomia no processo de desenvolvimento de um produto. Buscamos assim basear todo o nosso trabalho em pesquisas de tendências e comportamento, pois queríamos gerar um briefing e não mais recebê-lo de uma indústria. Assim, diferente de um estúdio de design que presta serviço para a indústria, decidimos ser a indústria: pesquisar oportunidades de mercado, gerar briefing, criar produtos e comercializá-los com total liberdade.
 
Banco R540

Orange Design - Fale-nos um pouco sobre a Fetiche Design.
Carolina Armellini - A Fetiche Design para Casa é uma marca de mobiliário contemporâneo com foco no bom desenho e principalmente sem limitação de processo produtivo ou matéria-prima específica.
O conceito de fetiche é intrínseco nos produtos que criamos e produzimos, ou seja, buscamos referências e significados além do formal e funcional para as nossas peças. A definição do que é fetiche do próprio dicionário é algo que nos inspira muito. Fetiche sm. objeto animado ou inanimado, feito pelo homem ou produzido pela natureza, ao qual se atribui poder sobrenatural e se presta culto.


Orange Design - Quais são as suas maiores influências no design? Quais nomes do design que vocês admiram?
Paulo Biacchi - Curtimos muito o trabalho dos super designers contemporâneos Tom Dixon, Ron Arad, Marcel Wanders, Zaha Hadid, os Bouroullec, Hella Jongerius e os Campanas. E claro que admiramos também os grandes nomes da história do design como Charles e Ray Eames, Sérgio Rodrigues, Joaquim Tenreiro e Jean Prouvé.



Orange Design - É difícil conseguir espaço no mercado brasileiro de design?
Carolina Armellini - No nosso segmento sim. É bem difícil se destacar principalmente quando você está fora do eixo Rio - São Paulo e ainda não tem um nome construído para conseguir clientes.
Paulo Biacchi - O mercado moveleiro brasileiro é bastante influenciado pelo mercado europeu, os desenhos escandinavos da década de 60 ainda fazem muito sucesso aqui no Brasil o que dificulta um olhar mais atento sobre produtos inovadores, com desenhos mais vanguardistas e com identidade nacional.


Orange Design - Na opinião de vocês, qual a importância do design na vida das pessoas?
Carolina Armellini - Nós não partimos de uma necessidade para criar nossos produtos. Acreditamos que o design que parte de uma necessidade tem muita importância, como a criação de uma cadeira de rodas ortostática que auxilia um paraplégico a ficar de pé, por exemplo.
Paulo Biacchi - Nós sabemos que o mundo não precisa de mais uma cadeira bonita ou um novo banquinho de balanço e se analisarmos por esta ótica os nossos produtos são completamente inúteis para a sociedade. Nós na Fetiche Design para Casa trabalhamos principalmente com o desejo, acreditamos que a importância do nosso design está em trazer harmonia, alegria, satisfação e bem estar para a casa das pessoas. E é isso que gostamos de fazer.
Coleção Zahrah


Orange Design - Como é o seu processo de criação?O que os inspira?
Carolina Armellini - Na Fetiche pesquisamos muito o mercado e analisamos bastante o comportamento do nosso público. Quando iniciamos um novo desenvolvimento buscamos sempre um conceito que norteie a nossa criação, adoramos a historinha por trás do produto.
Paulo Biacchi - Somos inspirados pelo papel em branco e o desafio de uma nova criação.

Trabalho em parceria com os Doutores da Alegria....
Tulipalhaço: buquê com flores feitas de narizes de palhaço!



Orange Design - A Fetiche Design é uma marca de destaque. Quais são as dicas para quem está entrando no mercado agora?
Carolina Armellini - Ainda estamos buscando esse reconhecimento. Acabamos de ser selecionados com o Banco R540 para a exposição do 23° Prêmio Museu da Casa Brasileira em São Paulo. Ficamos muito felizes que uma proposta inovadora, tão diferente e sem a utilização de madeira tenha entrado para esta seleção do melhor do design nacional. No entanto para chegarmos a um produto como este, foi preciso alguns anos de experiência de chão de fábrica e conhecimento do mercado que estamos atuando para arriscar em um produto tão “louquinho”.
Paulo Biacchi - Portanto para quem está entrando agora nesse mercado, não se iluda, experiência é tudo. Busque conhecimento em diversas áreas de atuação, aprimore suas habilidades e adquira um diferencial.


Orange Design - Algum comentário para finalizar?
Carolina Armellini/
Paulo Biacchi - Obrigado pela oportunidade.

Obrigada digo eu!:)
Quem quiser conhecer melhor o Fetiche Design para Casa entrem no site: http://fetichedesign.wordpress.com/

Abraços,
Luiza Boaventura

5 comentários:

Kodama disse...

Dupla criativa para dedéu!! Ótimas perguntas, excelentes respostas!!

HGP disse...

curti muito!!!
parabéns pela entrevista luiza!:]
vou entrar pra faculdade ano q vem e tenho idéias parecidas com as deles, é bom saber q estou no caminho certo ;]
parabéns carolina e paulo!o trabalho está realmente maravilhoso!
quando comprar minha casa dou uma olhadinha passo na fetiche dar uma olhadinha ;]
muito obrigada pelas informaçoes luiza;]
abç

Déa disse...

Show de bola a entrevista e o trabalho deles!!
;)
Bjokas!

Francy M. Quartaroli disse...

Oláaa, olha o que achei por aquiiii...
Um blog Suuuper legal!!
Uhum...

Um Super beijo de uma Super, para outra Super mulher...
http://mulhersuperpoderosa.blogspot.com/

BubbleDesign/Bruno disse...

parabéns pelo trabalho da dupla, e da blogueira aí!!rsrs*
muito boa a entrevista..
vou conhecer mais o trabalho deles...
Até mais
abs

Postar um comentário

O que você achou do post? Algo a acrescentar?
Sua opinião é muito importante para o crescimento do blog:)