4.12.09

Falando de design: Mitos e verdades sobre o design...

Um comentário que a minha amiga Samantha escreveu num post fez com que eu refletisse nos diversos mitos que os leigos do assunto design acreditam. Esse realmente é um problema que dificulta em muito a valorização do design, principalmente aqui no Brasil onde há por grande parte das pessoas uma visão distorcida do significado da palavra "design".

Aí vai a lista de mitos:

"Passa a faculdade toda só desenhando". Sim, é nos dado uma sólida base de desenho tanto o artístico quanto o técnico. Porém as disciplinas não se limitam a isso. Nós aprendemos a projetar, gerenciar, a pensar na funcionalidade, na ergonomia, ou seja, ser um profissional multidisciplinar...


"Você é designer?Hum... então também é artista!" Não necessariamente, estamos sim ligados às artes, mas há o conhecimento técnico e tecnológico e nossa vontade de projetar que nos diferencia dos artistas propriamente ditos.


"Você é design e faz designer, né?" Eu já falei sobre a algum tempo em um post. Para esclarecer de uma vez por todas: eu sou designer pois eu faço/fiz faculdade de design.


"O designer é aquele cara que entra com o papel de deixar o produto mais bonito". Em primeiro lugar, o conceito de beleza é muito relativo. Em segundo, o trabalho de um designer é muito mais do que embelezar a criação, é pensar na ergonomia, em atender as necessidades dos clientes e do mercado, é pesquisar, desenvolver, buscar soluções, é racionalizar os custos do produto. Enfim, é uma profissão muito mais complexa (e satisfatória no sentido de suprir as necessidades das pessoas) que muitos podem pensar...


Design além da beleza...em favor da praticidade!

Você conhece outros mitos? Se sim, sinta-se a vontade para os expor.

Abraços,
Luiza Boaventura

7 comentários:

BubbleDesign/Bruno disse...

olá guria como vai?
mitos e verdades são coisas que temos que sempre esclarecer né..rs*
outra coisa agora mais para o lado esteriótipo dos designers, muitas pessoas pensam que todo designer tem q ser louco (com idéias viajadas sempre) e se vestir da maneira mais "diferente' possível, muitos designers o fazem assim (porém não passa de uma capa), pois querem se inserir no mundo.
Para ser um designer competente não necessita nada disso, mito...ou verdade?rsrs
Abs
t+

Designer Luiza disse...

Verdade Bruno...verdade...;D

BubbleDesign/Bruno disse...

oi luiza...
férias é muito bom mesmo...
vamos te ajudar !!!^^rs*
pode ser post relacionado a qualquer coisa? inclusive as entrevistas? ou tem quer ser algo específico?
abs

Helô Righetto disse...

adorei!!! sim, todo mundo acha que a gente ta sempre super inspirado, que criar é super simples. imagina... mal sabem q é 1%insoiracao e 99% transpiracao!!! outra coisa tbem eh a mania de achar q a gente sabe desenhar bem! nao somos desenhistas, somos designers!! muito diferente!! saber adaptar as necessidades do ser humando a favor da natureza em um produto nao quer dizer q sabemos fazer um um convite de casamento ou o desenho de um carro!!!

Francy M. Quartaroli disse...

Olá amiga, passei aqui pra dexar meu carinho e pedir sua opinião sobre sua cor preferida...
Entre em meu bloguito e responda a enquete ou comente, ficarei muito feliz.
Um super beijo!

http://mulhersuperpoderosa.blogspot.com/

BubbleDesign/Bruno disse...

oi guria ontem eu tentei deixar um recado aki mas nao deu certo..
com relaçao ao post, todas as entrevistas foram show de bola, mas se fosse para escolher uma escolheria esta ultima realizada com a dupla da fetiche.
e se fosse outro post sem ser entrevistas eu escolheria o post sobre xilogravura, ficou bem explicativa para os leigos =]
abs

amoramor disse...

adorei o blog e os designs!
parabens

Postar um comentário

O que você achou do post? Algo a acrescentar?
Sua opinião é muito importante para o crescimento do blog:)