9.1.10

Falando de design: O design que provoca emoções...

Sempre estamos cheios de coisas para fazer. Trabalhar, ir no supermercado, ir para a faculdade, cuidar dos serviços domésticos...enfim, só de falar já fico cansada!
E se em meio a situações como estas você se depara com um objeto com formas e/ou funções inusitadas que despertam a sua curiosidade e consequentemente um sorrisão! Nesse momento um tipo de design conseguiu cumprir a sua função.

Mas você deve estar se perguntando de qual tipo estou me referindo!Eu falo do Design Emocional!

Ele tem a capacidade de nos provocar emoções tanto positivas quanto negativas. O produto com este conceito pode nos fazer lembrar da infância, de uma pessoa querida, de um momento, ou seja, de algo que nos marca...

No passado o design emocional veio apenas como mais uma tendência, porém hoje os profissionais estão cada vez mais convencidos o quanto é importante criar produtos nos quais a pessoas possam se identificar.


O designer Anderson Horta em entrevista ao OrangeDesign falou do design emocional presente em suas criações:


"As minhas peças tem uma história a contar, um significado. Elas levam essa mensagem provocando sensações nas pessoas, usando lembranças de infância e outros símbolos... Então a porta de entrada dessas mensagens é sempre a emoção provocada no contato com as peças. Com isso se tem design que, além de significar alguma coisa, não costuma passar desapercebido por ninguém. Eu costumo dizer que design é sobre gente, e não sobre objetos, portanto ele tem que provocar as pessoas, instigar e mexer com elas de alguma forma. E nada melhor pra isso que as emoções."


Um bom exemplo de design emocional para mim é esta cadeira Melancia da Bubble Design. Ela me faz lembrar de Jaguaruna(a cidade das melancias) onde estão a maioria dos meus parentes, onde os meus pais nasceram e se casaram, onde eu passo sempre as minhas férias. E tem mais: lá na casa dos meus avós a sobremesa era (e é!) essa fruta...bem docinha!E também teve uma vez que minha prima comeu melancia e logo em seguida uva. Pra quê?!Minha vó ficou louca de braba pq segundo os mais velhos essa mistura faz mal. No fim, a minha prima nem passou mal...rsrs!

Virão só como um único objeto pode resgatar lembranças e causar sensações?!

É isso pessoal...Espero que tenham gostado!

Críticas construtivas, elogios e sugestões sempre são bem vindos...

Abraços,
Luiza Boaventura

3 comentários:

~samantha disse...

Particularmente eu simplesmente ADORO este tipo de design, tenho pensado muito sobre ele e usado como tema em ideias. O segredo é não ter vergonha de ser o que você é, afinal tem gente que concorda contigo, pode acreditar!

BubbleDesign/Bruno disse...

Olá guria
como vai?
Feliz ano novo.
Começou com o pé direito no blog hein...rs
Eu e a Tha vamos retomar dia 18 a normalidade do blog.
Muito obrigado pela lembrança da cadeira melancia!!! O Design Emocional realmente é mais profundo do que se imagina né...
Abraços e sucesso.

~samantha disse...

Meu, claro que sim! Antes de terminar a Hori eu faço tu e o Marcos, pode? xDD Beijos, obrigada por me acompanhar ;)

Postar um comentário

O que você achou do post? Algo a acrescentar?
Sua opinião é muito importante para o crescimento do blog:)