9.2.10

Entrevista: Tobias Fonseca

Um tempo atrás conheci o trabalho de um ilustrador super talentoso e me encantei pelos seus desenhos que são estampados em camisetas. Gostei muito de entrevistá-lo pq além de ser super simpático, ele é um profissional de conteúdo.
Quer saber mais sobre ele? Então confira a entrevista...



OrangeDesign- Tobias, como tudo começou? Conte sobre o início de sua jornada pelo mundo das ilustrações.
Tobias Fonseca- Apesar de sempre gostar de desenhar, foi por volta dos 14 anos, quando um amigo que desenhava muito bem iniciou um fanzine, que comecei a me interessar de verdade por ilustrações. Na verdade meu inicio foi através dos quadrinhos, principalmente mangás. A partir de então tudo foi acontecendo, acabei indo trabalhar em uma agência de publicidade em propaganda e até pensei em seguir como publicitário, porém conheci o site Camiseteria.com e nele descobri esse trabalho com ilustrações para camisetas. Eu sempre quis trabalhar em casa, mas como moro no interior, até mesmo pela criação que eu tive, nunca achei que fosse possível. Mesmo assim criei coragem e no final de 2009 larguei meu cargo como Diretor de Criação para trabalhar em casa ilustrando.
 
OrangeDesign - Como é o seu processo de criação? O que o inspira?
Tobias Fonseca - Eu acho que tudo é ''inspiravél''. O que depende na verdade é meu humor/vontade naquele dia. Já tive idéias ''do nada'', outras que forcei em cima de livros de referência, algumas apenas olhando um site ou um trabalho de um outro ilustrador. Mais do que encontrar algo inspirador é estar disposto a ser inspirado e isso não acontece todo momento. O que eu procuro sempre é experimentar, acredito que não possuo um estilo, portanto eu brinco bastante com várias técnicas. Acho que tenho fases, fases que uso aquarela, fases que desenho a mão,  isso é bem relativo e depende da forma como estou no dia e de como eu fui inspirado antes de iniciar um trabalho. Se eu fosse definir meu processo criativo seria referência>conceito>referência>execução. A referência é a chave pra executar um trabalho sólido, admito que nem sempre sigo meu processo, sou bastante ansioso e ás vezes atropelo o processo, quando isso acontece vejo que a arte sofre e preciso voltar a ela algumas vezes.

OrangeDesign - Diga para nós o que tem de tão bacana em fazer ilustrações para camisetas?
Tobias Fonseca -
Ahh! É ver as pessoas usando minhas ilustrações! Esses dias entrei na galeria dos meus trabalhos no Camiseteria e vi as fotos enviadas por usuários usando minhas camisetas e admito que quase chorei. Ver teu trabalho pronto, finalizado, vendido e fazendo sucesso...É incrivel! Profissionalmente o que me atrai é a liberdade em criar, posso escolher o tema, faço meus prazos. Quando estou inspirado, em um dia bom onde tudo flui é fantástico. Não sou sempre assim, geralmente tenho pausas de ''branco criativo'' seguidas de um periodo de alta produtividade, é aí que faço uns 15 trabalhos em uma semana.

OrangeDesign - É difícil conseguir espaço no mercado brasileiro de design?
Tobias Fonseca-
Como diria um amigo meu, qualquer profissão é dificil. O segredo é a persistência, não desistir e seguir sempre. Demorei seis meses pra aprovar meu primeiro trabalho no LaFraise, depois disso mais seis meses para aprovar outro. O início é sempre dificil, geralmente somos crus, não temos experiência. Mas com persistência tu vai aprendendo, teu trabalho vai amadurecendo e tu vai ganhando destaque. Seguir em frente, fazendo o melhor, uma hora ou outra acredito que cada um encontra seu lugar.



OrangeDesign - É predominante o uso da aquarela e a presença de animais nas suas estampas de camisetas. Fale nos como foi a construção desse estilo próprio de desenhar.
Tobias Fonseca -
Sempre que eu vejo algo legal, um estilo, um efeito, cores... Eu tento adaptar isso pra mim. Uma coisa aqui, outra alí e acho que é assim que o estilo se forma. Eu ainda acho que não tenho estilo definido, tem gente que diz que isso é bom, mas não tenho tanta certeza, gostaria de ter um estilo que eu me identificasse. Realmente a temática ''animais" esta muito presente no meu trabalho e na verdade eu não sei explicar ela. Eu moro em uma cidade pequena cercado de natureza... Talvez seja por isso. Meu primeiro trabalho vendido foi um panda, o segundo um urso, o terceiro um tigre, quando aprovei a estampa Hibernando para o Camiseteria minha mãe falou "os ursos te dão sorte" e eu realmente acho isso. Não gosto de desenhar pessoas, acho os animais mais simpáticos, e meu traço puxa muito pro mangá o que as vezes acaba atrapalhando. Sobre a aquarela, eu comecei a usar quando o Threadless abriu a impressão para qualquer estilo - antes era somente vetor, e um ilustrador brasileiro chamado Mathiole enviou um trabalho com texturas de aquarela pra lá... Eu vi aquilo e não entendi como ele tinha feito em vetor, então ele me explicou que era aquarela e desde então eu uso esse recurso com frequência. Ultimamente eu estou fazendo mais trabalhos direto no photoshop, então a aquarela está em segundo plano por enquanto, mas eu sempre volto nela, gosto muito do aspecto que dá ao trabalho.


OrangeDesign - Qual é a expansão que você quer dar ao seu trabalho e à sua pessoa? E quais são os seus projetos em um futuro próximo?
Tobias Fonseca - Este ano quero fazer alguns cursos de design e moda e continuar com os concursos de camiseta.



OrangeDesign - Você como um ilustrador super respeitado, quais são as suas dicas para quem está ainda começando?
Tobias Fonseca - Bondade sua! Muito obrigado! Como eu disse antes, persistência. Já vi muitos ilustradores bons que não conseguem viver do que fazem simplesmente por não terem persistência, não acreditarem em si. Não é fácil mesmo, mas qualquer profissão que você seguir terá seus altos e baixos, se tu gosta de ilustrar, de desenhar, se esta for tua paixão, segue em frente, confia no teu trabalho que os frutos virão. Cedo ou tarde virão. E claro, nada cai do céu! Divulga teu trabalho, faça contatos, conheça profissionais, veja muita referência. Não adianta ter um grande talento se você não mostra ele para as pessoas. Vai a luta!




OrangeDesign - Algum comentário para finalizar?
Tobias Fonseca - Obrigado pelo convite!

Obrigada digo eu!
E aí, gostou do trabalho desse gaúcho?:)
Eu amei...

Quer ver mais trabalhos do Tobias Fonseca? Então entre:
Abraços,
Luiza Boaventura

3 comentários:

naomemandeflores disse...

Muito legal o trabalho dele, super talentoso!

Mirian disse...

Olá, flor. Fico tão feliz quando recebo um comentário carinhoso como o seu.
Muito obrigada, amei as suas palvras e espero vê-la outras vezes lá no blog.
Bjokas

BubbleDesign/Bruno disse...

parabéns novamente pela entrevista!!!
abs

Postar um comentário

O que você achou do post? Algo a acrescentar?
Sua opinião é muito importante para o crescimento do blog:)