18.9.10

Falando de design: Logo, logomarca ou logotipo?

Que jogue a primeira pedra quem nunca ficou em dúvida no emprego dessas palavras! É um assunto de grande polêmica entre os designers e publicitários. Muitos blogs já trataram sobre isso e apresentaram suas teorias, eu quero passar para você a minha interpretação depois algumas pesquisas...

Logo: É o ícone que representa a empresa.
Logotipo: Logos em grego quer dizer conhecimento, e também palavra. Typos quer dizer padrão e também grafia. Ou seja, grafia-da-palavra.
Isso quer dizer que logotipo é a grafia, a tipografia, a escrita...
Logomarca: Significa palavra-marca! Sem sentido, desta forma não existe a palavra logomarca, não mesmo. Mas devido ao grande uso ela está presente até mesmo no dicionário Aurélio...
Marca: é a percepção do usuário da identidade da empresa

Logo: é o desenho e a palavra
Logotipo: é a palavra Dakota
Qual é a sua opinião? Você usa mais quais dessas palavras?

Fonte: Wiki e o Design.blog

O logo e o logotipo são elementos de grande importância, dizem muito sobre a empresa. Abaixo alguns bem bacanas e de fácil identificação.


Abraços,
Luiza Boaventura

3 comentários:

Jana disse...

Adorei o post!
Luiza tenha um lindo fim de semana!
Bjs!

Nata Fernandes disse...

Olá Luiza!
Concordo plenamente com as suas definições. É como eu uso, logo e logotipo, e "logomarca" não é uma expressão admissível no vocabulário de um designer! hauhauhau "Logomarca" é coisa de publicitário! =)

E adorei os logos que você mostrou, são muito bons!

Beijooos!

~samantha disse...

cara isso é muito difícil de se lidar, todo mundo está acostumado com "logomarca". há mais ou menos um ano, quando descobri que logomarca "não existe", aplico as palavras exatamente como tu descreveu, porém a palavra "marca" eu tenho aplicado pra definir a união da "logo" e do "logotipo". só que isso, sinceramente, continua me deixando confusa pracaramba!
:**

Postar um comentário

O que você achou do post? Algo a acrescentar?
Sua opinião é muito importante para o crescimento do blog:)