15.11.10

Entrevista: Vania Biancarelli

Para mim, esta entrevista é diferente. Pela primeira vez o alvo das minhas perguntas é uma designer de interiores, sendo ela minha conterrânea.
É muito bom saber que em Joinville tem profissionais de design tão dedicados e talentosos...

A Vania Biancarelli ainda está dando os seus primeiros passos na profissão, mas já coleciona projetos que se destacam pela funcionalidade e bom gosto em seu portifólio!


Orange Design - Em primeiro lugar, conte-nos um pouco sobre você, como e quando decidiu se dedicar ao design?
Vania Biancarelli - Desde pequena sempre gostei de trabalhos manuais, já tentei me aventurar na bijuteria e até fiz um curso de velas decorativas. Com o passar do tempo e a inscrição para o vestibular, comecei a analisar os cursos e me interessei muito por design. Entrei na Univille e me formei em Design de Produto.

Dormitório
 Orange Design - Quais foram às primeiras experiências na área?
Vania Biancarelli - Minha primeira experiência na área foi em uma loja que vendia equipamentos para home theater fazendo o projeto do móvel para os clientes. Foi então que comecei a me interessar mais pela área de design de interiores. Após ter trabalhado nesta loja, fui trabalhar em uma marcenaria como projetista. O período em que trabalhei lá foi decisivo em minha carreira, pois foi onde adquiri boa parte do conhecimento técnico que tenho hoje. Enquanto trabalhava nesta marcenaria, iniciei minha especialização em Design de Interiores na UTFPR, antigo CEFET, em Curitiba e neste período recebi uma proposta para trabalhar em uma loja conceituada de móveis planejados, a SCA Móveis. Nesta loja aprendi a real diferença entre um móvel personalizado e um planejado e tive contato com a área comercial, com atendimento a clientes e apresentação de projeto. Ao terminar a pós-graduação, voltei para Joinville para iniciar um projeto que sempre sonhei em minha vida, ter o meu próprio negócio, onde estou trabalhado hoje.

Escritório Atrative Comunicação
 Orange Design - Quais são os principais desafios na elaboração de um projeto?
Vania Biancarelli - A elaboração do projeto começa pelo bom atendimento ao cliente. Acredito que o principal desafio do designer é conseguir passar para o projeto o que o cliente passou em palavras. Fazer o levantamento com um bom briefing, com imagens que sirvam de inspiração e perguntas simples como cores preferidas, se possui alguma alergia, qual o público que utilizará o ambiente, entre outras é fundamental para conseguir aliar as necessidades do cliente com beleza, ergonomia e otimização do espaço. Acredito que isto é fundamental para atender o cliente com qualidade e realizar um bom projeto.

Cozinha
 Orange Design - Você já fez vários projetos de interiores. Qual deles você gosta mais?
Vania Biancarelli - Em 4 anos de formada e com as experiências de trabalho que tive, já foram tantos projetos e tanta evolução que é difícil escolher apenas um para destacar. Mas posso ressaltar um apartamento em Curitiba, onde fiz alguns projetos de móveis e indicações de decoração e um escritório que comecei a fazer no início deste ano e hoje está sendo executado e logo irá sair do papel. Este escritório é um ambiente nos fundos de uma residência, fechado, antigo e desorganizado e que terá um novo layout.

Apartamento: Um dos projetos que mais gosta!
(Clique na imagem para ver melhor...)

Uma sala de reunião, mesa para atendimento e um grande arquivo que também servirá como armário são alguns dos elementos existentes no novo projeto. Posso dizer que este trabalho está sendo meu maior desafio nesse início de carreira, pois estou envolvida com o projeto em um todo, mobiliário, decoração, compra de objetos e indicação de mão de obra para mudanças elétricas, pintura, entre outras necessidades.


Escritório: Um dos projetos que mais gosta! (Clique na imagem para ver melhor...)
Orange Design - Na sua opinião, qual é a importância de contratar um designer de interiores?
Vania Biancarelli - No dia 30/10 foi comemorado o dia do Designer de Interiores. Os clichês, que é caro contratar um designer, não é necessário ter especialização para atuar na área, acompanham o Designer de Interiores. A questão é: Você sabe unir criatividade, questões culturais, percepção de espaço, organização, ergonomia, otimização do espaço, entre outros quesitos além da estética? É assim que eu vejo a importância de contratar um profissional especializado, pois ele saberá unir os elementos técnicos de um projeto com os elementos estéticos. Todos sabem o que é bonito, mas a organização de um ambiente por completo, não se trata apenas de beleza e sim da soma de beleza com conceitos técnicos necessários para a harmonia do ambiente. Apenas o Designer saberá unir todos esses elementos para o cliente.
Home Theater
Orange Design - É difícil conseguir espaço no mercado brasileiro de design?
Vania Biancarelli - Difícil responder esta pergunta, pois eu ainda estou buscando meu espaço nesse amplo mercado! Hoje em dia muitos ainda vêem o design como um serviço caro, do qual não são todos que podem ter acesso. O mesmo acontece com o designer de interiores, além disso, o mercado brasileiro em geral é muito impulsionado por indicações, boca a boca, por este motivo para quem esta iniciando do zero é necessário ter paciência, pois a quantidade e tamanho dos projetos vai aumentando com o tempo, devido a indicação dos clientes em que o projeto já foi concluído. Já adianto que ter boas indicações não é nada se você não trabalhar para isso. Mantenha-se sempre atualizado seja em assuntos da área ou fora dela. Ajudem a acabar com o pensamento de que o design é caro. Sejam persistentes em seus planos e objetivos para seguir em frente e sempre ame o que você faz.


Banheiro
Orange Design - Quais são as dicas para quem está entrando no mercado agora?
Vania Biancarelli - Como eu disse antes, o mercado não é fácil e sei que muitos designers começam trabalhando como autônomos; então acho que minha dica vai mais direcionada a eles. Além da persistência, e vontade de vencer busque mais experiência além do que obteve na faculdade. A faculdade te dá à base do conhecimento, o mercado e os clientes te mostram a vida real, desde detalhes básicos do dia a dia, como problemas que não são previstos. É esse contato com o mercado, com profissionais que já estão no mercado e o jogo de cintura que você adquire com o tempo que serve como uma segunda faculdade. Saiba trabalhar sempre em grupo, escutar os outros e nunca parar de aprender. Acredite e divulgue seu trabalho, nunca desista!
Dormitório de Adolescente
 Orange Design - Quais são os seus planos para o futuro?
Vania Biancarelli - As vezes penso que meus planos para o futuro são simples, mas sei que requerem muito trabalho, esforço e dedicação full time. Quero continuar a ensinar o que eu aprendi e continuo aprendendo com a matéria que estou ministrando no IBDI de Joinville e principalmente, quero aumentar meu numero de clientes, abrir meu escritório, do jeito que sempre sonhei, e ter alguém para me auxiliar. Quero ser bem reconhecida pelo meu trabalho. Acho que são bons planos, não é mesmo?! Agradeço a Luiza pela oportunidade e parabenizo a ela pelo trabalho que vem fazendo para divulgar o design da maneira que ele merece.

Obrigada você Vania!
Fico muito feliz em mostrar o seu trabalho aqui. Realmente ele é muito bom e merecedor de muito sucesso...

Você quer conhecer melhor o trabalho da Vania?Então clique aqui e navegue no seu site...

Abraços,
Luiza Boaventura

5 comentários:

vaniabiancarelli disse...

Oi Luiza, o post ficou maravilhoso!
Obrigada e sucesso para nós!

Beijos

esteFUNNY disse...

Parabéns a minha amiga Vania! Ela é uma ótima profissinal, muito competente e dedicada.
beijossss amiga

Suellen Cristine disse...

A Vania dá show nos seus trabalhos e tem muito bom gosto. Merece muito ser reconhecida. E eu ainda quero uma casa todinha feita por ela.

Muri disse...

Vânia,Parabéns pela entrevista!!!Seus projetos são de ótima qualidade e beleza!
Que Deus te abençõe sempre com muito sucesso!!!
Beijos.

ma.du.ca. disse...

Oi visite o meu blog de design e meio ambiente, obrigado

Postar um comentário

O que você achou do post? Algo a acrescentar?
Sua opinião é muito importante para o crescimento do blog:)