9.5.11

Entrevista: Mira Cerviño

A entrevista é com uma ilustradora mais experiente, que já está um bom tempo no mercado. Ela dedica o seu tempo em fazer ilustrações, padrões e muitas estampas... Os traços, cores e elementos são mezzo delicados e mezzo ousados.

Confira abaixo um pouco sobre a Mira e seus belíssimos trabalhos:

OrangeDesign - Mira, como tudo começou? Conte sobre o início de sua jornada pelo mundo das ilustrações e das estampas.
Mira Cerviño - Desde muito pequena gostei muito de desenhar, mas nunca havia pensado em transformar isso em profissão. Até chegar o momento do vestibular, quando você só tem 18 anos e já te obrigam a decidir o que quer ser profissionalmente "pro resto da vida". Eu não conseguia gostar de nada, nenhum curso me chamava a atenção, só sabia que não queria nada que tivesse matemática, livros muito grandes pra ler nem usar roupa social! E aí minha única alternativa foi o desenho! No primeiro mês de aula sabia que tinha feito a escolha certa! Loucura né, mas foi bem assim.
Logo no primeiro ano de faculdade conheci a Priscila Gurski (ilustradora talentosíssima) que me ofereceu um estágio na marca Iódice pra fazer estamparia. Caí na moda de paraquedas, e nunca mais quis sair! Já são 7 anos...
OrangeDesign - Como é o seu processo de criação? O que a inspira?
Mira Cerviño - Preciso de música boa pra criar. Minha mão e minha imaginação são totalmente influenciadas pelo ritmo e força da música que eu escolho pra cada trabalho.
O que me inspira? O corpo feminino inspira demais os meus desenhos, cabelos e penteados diferentes, as várias atitudes que a mulher consegue demonstrar com uma simples mudança de posição do braço ou do pescoço, bochechas rosadas, roupas cheias de detalhes...o universo feminino traz inúmeras possibilidades pra brincarmos na ilustração.


OrangeDesign - É difícil conseguir espaço no mercado brasileiro de ilustração?
Mira Cerviño - Sempre trabalhei com moda, nessa área, uma vez dentro do mercado dificilmente você fica sem trabalhar. Todo mundo conhece todo mundo, e se o seu trabalho é bom sempre tem alguém atrás de você. Mas é preciso um pouco de sorte pra encontrar um primeiro emprego onde te ensinem e te deixem criar de verdade, e não sair copiando a torto e a direito.
OrangeDesign - Fale nos como foi a construção do seu estilo próprio de desenhar.
Mira Cerviño - Acho que é algo muito natural pra todo mundo que desenha. É como uma receita de bolo. Você pesquisa e vê muitas referencias boas e diferentes todos os dias, no momento de desenhar você automaticamente filtra tudo o q viu e gostou, adiciona personalidade e vai tentando coisas novas, novos temperos. Até achar a receita perfeita pra você.
OrangeDesign - Qual é a expansão que você quer dar ao seu trabalho e à sua pessoa? E quais são os seus projetos em um futuro próximo?
Mira Cerviño - Quero expandir meu conhecimento em pintura ( a moda me deixou muito viciada no digital), e experimentar novas bases pra minha criatividade. Vou iniciar um curso de fotografia, que é algo que eu semprei gostei muito, e tenho muita vontade de fazer pinturas em paredes, fachadas de lojas, restaurantes, quartos de bebê ...


OrangeDesign - Você é uma ilustradora com bastante experiência, quais são as suas dicas para quem está ainda começando?
Mira Cerviño - Não tenha medo de "fazer errado", porque não existe errado na arte. Você pode estar perdendo a chance de achar seu estilo próprio se se preocupar com o que os outros estão fazendo. E as vezes justamente o seu estilo "diferente" é o que o mercado está procurando!

OrangeDesign - Algum comentário para finalizar?
Mira Cerviño - Arte tem que ser feita com amor, com tesão. Se fizer por obrigação dificilmente vai evoluir!

Gostou do trabalho da Mira? Então veja mais entrando no seu flickr clicando aqui!

Abraços,
Luiza Boaventura

7 comentários:

Essa sou eu disse...

Gostei muito da entrevista.
Beijo:)
Janice

Rejane disse...

Adorei a entrevista. Parabéns!

Bjo.

Lalah disse...

gente olha que bapho as ilustras!! muito lindas! tem que ter muito a manha de desenhar né! lindo! adorei a etrevista!
beijo!

Marcela! • disse...

Nossaaaa, parabéns pelo post e entrevista. Adorei as ilustrações, uito criativas e lindas.
=*

Mari Bartholi disse...

Oi Luiza ! Vc visitou o meu blog, agora aqui estou eu dando uma espiadinha no teu ! rs

Adorei a matéria! As estampas dela são lindas e super criativas!! Parabéns pela entrevista!
bjs

Dona Maroca disse...

Luiza,
Adorei a entrevista! E as estampas dela são um espetáculo, viu?
Nossa, virou objeto de desejo pra mim! Já pensei em mil coisas que poderia fazer...

Xêro,

ponto.arquitetura disse...

muito bom! adoro essas entrevistas...

Postar um comentário

O que você achou do post? Algo a acrescentar?
Sua opinião é muito importante para o crescimento do blog:)