10.9.12

Design do dia: Bertoia Chair

Como é natural na minha profissão, toda vez que assisto filmes, seriados e até videoclipes observo cada detalhe da decoração (Veja aqui um post sobre a ambientação do longa Tiny Furniture).

Recentemente, assisti ao Vertigo, um clássico do cinema de 1958 dirigido pelo Alfred Hitchcock. O detalhe que me chamou bastante a atenção, foi que na casa da estilista Marjorie Wood havia duas cadeiras Bertoia. Isso é curioso, já que nos outros filmes do diretor que assisti, não lembro de ter visto algum móvel de design assinado sendo usado nos cenários.


Foi criada por Harry Bertoia (1915- 1978) no começo da década de 50, numa época em que as cadeiras eram feitas, na sua maioria, em madeira. A peça faz parte de uma linha de mobiliário totalmente desenvolvida em aço que faz sucesso e influência muitos designers até hoje.


E aí, também gosta de ficar de olho na decoração dos cenários dos filmes e seriados?

Abraços,
Luiza Boaventura

8 comentários:

Júlia Medeiros disse...

Sempre fico de olho na decoração, fotografia.. As vezes até me perco um pouco na história. hahaha
Adorei teu blog Moça Luiza, um encanto.

Beijo.

formaplural disse...

Oi, Luiza, dois exemplares dessa cadeira me deixariam bastante contente! Reparo sim na decoração, mas muitas vezes, também por conta da profissão, fico de olho na abertura, letreiros e montagem. Beijos!!!

Rejane Abreu disse...

Luiza, querida!
Acho linda essa cadeira. Acho também que tem cara de cozinha, sei lá... Sempre tive vontade de possuí-la. Outro dia, passando numa oficina (dessas que trabalham com ferro) vi umas cadeiras muito parecidas com a Bertoia e fiquei maluca. Falei a semana inteira até que meu marido disse: ok, ok sábado a gente passa por lá. Mas as cadeiras estavam para ser consertadas e pintadas(e eram Bertoia, viu!), já tinham sua dona... hehehe

Bjs.

Camila Faria disse...

Olha só, que achado. Já assisti Vertigo um monte de vezes e nunca reparei! A cadeira é uma lindeza, adoro!

http://naomemandeflores.com

Transitório disse...

Eu me lembro! Até hoje vejo. Acho um charme (:

beijos, breveverdade.blogspot.com

Shizu disse...

Essas cadeiras são um charme :)

http://himi-tsu.blogspot.com.br/

Chris Ribeiro disse...

Preciso confessar que não sou muito adepta do cinema clássico americano e hitchcock está incluso aí. Não consigo acostumar com aquele formalismo todo dos filmes dele, as atuações congeladas, etc, mas isso não quer dizer que ele não seja genial e tenha renovado o cinema. Os filmes dele provam que o cinema americano já teve muita qualidade.
Agora chega de falar de cinema e vamos ao design! Muito legal você ter reparado na cadeira, é o tipo de detalhe que eu nunca olharia duas vezes. Vendo esse modelo, lembro daquelas casas de senhoras que as colocavam com almofadas na varanda pra poder ver as pessoas passarem nas ruas. Ah, tempinho bom (:

Beijos Luiza!

ps: sobre seu comentário lá no blog: cabelos curtos são mais legais! rs. Logo coloco uma fotinha mostrando como ele ficou, mas até arriscaria dizer que está bem próximo ao seu (:

Luks Vieira disse...

Vocês respiram arte... Fascinante.
Att.,
Luks

Postar um comentário

O que você achou do post? Algo a acrescentar?
Sua opinião é muito importante para o crescimento do blog:)